Aneurisma Aorta Abdominal

Definição

Um aneurisma da aorta é uma área saliente e frágil na parede da aorta. O nódulo se desenvolve a partir de uma fraqueza ou defeito na parede da aorta e tende a aumentar com o tempo. A aorta é a maior artéria do corpo. Tome o sangue do coração para o resto do corpo. A aorta viaja através do tórax (aorta torácica) e abdome (aorta abdominal). Aneurismas da aorta abdominal são mais comuns que os aneurismas da aorta torácica.

O maior perigo é que um aneurisma se rompa. Isso causaria um sangramento forte e incontrolável (hemorragia). Aneurismas da aorta também podem ocorrer com uma dissecção aórtica. Uma dissecção é definida como um pequeno rasgo da parede da aorta. O sangue do aneurisma pode ser derramado através deste rasgo e espalhado entre as camadas da parede da aorta, levando eventualmente à ruptura do vaso.

Aneurismas podem se desenvolver em qualquer lugar, mas mais frequentemente na artéria aorta, ilíaca e femoral.

Aneurisma da aorta abdominal

Causas

A aterosclerose é frequentemente associada ao aneurisma. No entanto, não se acredita que esta doença sozinha cause o crescimento de um aneurisma. Acredita-se que outros fatores, como hipertensão arterial ou distúrbios do tecido conjuntivo, devam estar presentes para que um aneurisma se forme.

Fatores de Risco

Um fator de risco é algo que aumenta sua chance de contrair uma doença ou condição. Os fatores de risco para um aneurisma da aorta incluem o seguinte:

Hipertensão arterial

Fumar

Arteriosclerose aterosclerose

Defeitos hereditários do tecido conjuntivo ( síndrome de Marfan , síndrome de Ehlers-Danlos )

Poliarterite nodal

Endocardite bacteriana

Sífilis

Idade: a partir dos 60 anos

História de ataque cardíaco

Obesidade

Familiares com aneurismas, particularmente crianças do sexo masculino nascidas de mãe afetada

Aortite infecciosa

Arterite de grandes vasos (doença de Takayasua)

Lesão na aorta, por acidente em veículo motorizado ou ferida com faca

Sintomas

Muitos aneurismas não têm sintomas e são detectados durante um exame físico de rotina ou raios-X para outro distúrbio.

Os sintomas podem ocorrer quando os aneurismas crescem ou quebram a parede da aorta. Os sintomas dependem do tamanho e localização do aneurisma e incluem:

Dor no abdômen ou parte inferior das costas

Pesada, latejante e constante dor por várias horas por dia

Início súbito de dor latejante e intensa

Sensação incomum de pulso no abdômen

Tosse, falta de ar (aneurisma da aorta torácica)

Gotas súbitas na pressão sanguínea, desmaio (no clímax do aneurisma)

Ronquera

Dificuldade em engolir

Tosse

Perda de peso

Obstrução intestinal

Dor no peito

Diagnósticos

O médico perguntará sobre seus sintomas e histórico médico e realizará um exame físico. A dor é o sintoma pelo qual você visita o médico. Alguns aneurismas aórticos são descobertos durante um exame físico de rotina.

Os testes podem incluir:

Radiografia abdominal ou torácica

Ultrassonografia abdominal ou torácica

Tomografia computadorizada abdominal ou torácica – um tipo de raio-x que usa um computador para tirar fotos do interior do corpo.

Imagem de ressonância magnética abdominal ou torácica: um exame que utiliza ondas magnéticas para fazer imagens do interior do corpo.

Ecocardiografia transesofágica: a ultrassonografia é usada para estudar o coração e seus vasos. O paciente deve engolir um transdutor que registra as informações.

Aortografia : Raios-X e uma injeção com contraste são usados ​​para capturar imagens do coração e da aorta.

Cateterismo cardíaco : Um instrumento parecido com um tubo é inserido no coração através de uma veia ou artéria (geralmente no braço ou na perna) para detectar problemas no coração e no suprimento de sangue.

O tratamento inclui cirurgia ou colocação de stent.

Cirurgia

Cirurgia para reparar aneurisma da aorta é chamada de aneurismectomia . Envolve a remoção da parte da aorta que contém o aneurisma e sua substituição por um enxerto de tela.

Com aneurismas da aorta torácica, a valva aórtica também pode ser afetada e precisará ser reparada ou substituída. Se o aneurisma envolver ramificações significativas da aorta, esses vasos podem ser reparados ou interligados.

Se você decidir fazer uma cirurgia, o médico irá considerar:

Idade

Sua saúde geral

Seus sintomas

O tamanho do seu aneurisma

Doença associada (por exemplo, insuficiência renal , acidente vascular cerebral )

Se o seu aneurisma está quebrado ou não

Se você teve um infarto do miocárdio recente.

Stenting

Dependendo de onde o aneurisma está localizado e seu grau de complexidade, um stent será realizado. Uma endoprótese é um tubo de poliéster coberto por uma malha de metal tubular. A endoprótese é inserida através de uma pequena incisão na coxa na aorta. Usando raios-X, é guiado através da aorta até o local do aneurisma. Com o stent-graft no lugar, o sangue flui através do stent-enxerto para o aneurisma, eliminando a probabilidade de ruptura.

Prevenção

Não há diretrizes para prevenir um aneurisma, porque sua causa é desconhecida. No entanto, você pode reduzir alguns dos seus fatores de risco seguindo estas recomendações:

Coma uma dieta saudável , pobre em gordura saturada e rica em grãos integrais, frutas e legumes.

Não fume. Se você fuma, pare de fazer isso .

A Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA recomenda que homens entre 65 e 75 anos que já fumaram tenham uma triagem de aneurisma da aorta abdominal com ultra – som . É um procedimento indolor que permite imagens do abdômen por ondas sonoras. Foi demonstrado que a detecção precoce de um aneurisma da aorta abdominal neste grupo reduz a mortalidade devido a esta condição.

Mantenha um peso saudável

Comece um programa de exercícios seguro com o conselho do médico.

Procure um tratamento para pressão alta, sífilis e outras infecções.

Se você tem síndrome de Marfan, consulte seu médico regularmente para monitoramento e tomografia computadorizada.