Estenose artéria renal

Estenose da Artéria Renal

Definição

Os rins são um par de órgãos em forma de feijão que filtram e eliminam o desperdício do sangue. Estenose é o estreitamento que restringe uma abertura. A estenose da artéria renal ocorre quando uma artéria renal (renal) se estreita e faz com que o fluxo de sangue para esse rim diminua.

O rim e seus vasos sanguíneos principais

Cada rim é capaz de regular a pressão sanguínea do corpo para garantir que cada órgão tenha um suprimento adequado de sangue oxigenado. Isso acontece quando se ativa uma cascata de hormônios conhecida como sistema renina-angiotensina.

A estenose da artéria renal desencadeia a liberação desses hormônios, o que causa hipertensão (pressão alta). Desde que a hipertensão é uma das principais causas de acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos , é uma condição séria que requer diagnóstico e tratamento.

A estenose da artéria renal também pode levar à perda da função renal ao longo do tempo, mas como um rim pode ter um desempenho adequado por conta própria, ambos os rins teriam que ser afetados pela falência renal . As duas artérias renais estão envolvidas em 30% das vezes.

Existem várias doenças das artérias que podem causar estreitamento, incluindo:

• Aterosclerose (a mais comum)
  • Displasia fibromuscular

Fatores de Risco

Os seguintes fatores aumentam suas chances de desenvolver estenose da artéria renal. Se você tem algum desses fatores de risco, informe o médico:

• Sexo masculino
  • Idade: mais de 50 anos
  • Aterosclerose em alguma outra parte do seu corpo
  • Derrame ou ataque cardíaco
  • Fumar
  • Hipertensão

Sintomas

A hipertensão arterial é o principal achado. Somente entre 1 e 5% dos casos de pressão arterial são causados ​​por estenose da artéria renal. Esta condição deve ser suspeitada se:

• Desenvolve pressão arterial alta antes dos 35 anos ou após 55
  • Tem um agravamento repentino de hipertensão anterior sob controle
  • Você precisa de muitos medicamentos para controlar a pressão arterial
  • Desenvolve anormalidades nos exames de sangue dos rins após tomar certos medicamentos para a pressão arterial (inibidores da ECA)

A hipertensão arterial é chamada de “assassina silenciosa” porque raramente produz sintomas até que um derrame ou ataque cardíaco ocorra. A melhor maneira de detectá-lo é medindo sua pressão arterial rotineiramente. A estenose da artéria renal é uma causa incomum de hipertensão, mas é importante porque é curável. A maioria dos pacientes com a doença não apresenta sintomas. No entanto, também pode causar retenção de líquidos, falta de ar, dores de cabeça e inchaço dos tornozelos.

Se ambas as artérias renais estiverem bloqueadas, ocorrerá insuficiência renal. A insuficiência renal pode causar:

• Letargia
  • Diminuição da capacidade mental
  • Tiques nervosos
  • Cólicas
  • Convulsões
  • Náusea
  • Vômito
  • Gosto desagradável na boca
  • Desnutrição

Esses sintomas não são específicos para insuficiência renal e podem ser causados ​​por outras condições de saúde, sejam elas mais ou menos graves. Se você tiver algum deles, verifique com seu médico.

Diagnósticos

O médico perguntará sobre seus sintomas e histórico médico e realizará um exame físico. Se você tem pressão alta, a busca por sua causa pode envolver muitos testes diferentes, mas, a menos que haja uma razão específica para suspeitar de estenose da artéria renal, ela não deve ser considerada inicialmente.

Os testes podem incluir:

• Medidas repetidas de pressão arterial
  • Uma bateria de testes de sangue e urina
  • Eletrocardiograma (ECG): teste que registra a atividade do coração medindo as correntes elétricas através do músculo cardíaco
  • Uma coleta de urina de 24 horas
  • Alguns testes específicos de seus rins incluem:
    • Raios-X com meio de contraste intravenoso
    • Raio-x com contraste injetado diretamente nas artérias renais
    • Exame ultrassonográfico dos rins
    • Imagem radioisotópica dos rins
    • Uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética com meio de contraste injetado ou sem eles.

Pergunte ao seu médico sobre o melhor plano de tratamento para você. Se houver estenose significativa e você for saudável o suficiente, é considerado para reparar as artérias durante o tratamento médico. Opções de tratamento incluem:

Medicamentos

O tratamento convencional da hipertensão pode ser suficiente se a pressão arterial puder ser controlada e os rins estiverem funcionando adequadamente. Existem muitos medicamentos que diminuem a pressão arterial e podem precisar de vários para alcançar o controle adequado. Esses medicamentos são especialmente eficazes para pessoas que têm uma única artéria renal bloqueada. Os inibidores da ECA não devem ser usados ​​se a hipertensão for causada por estenose da artéria renal bilateral.

Angioplastia percutânea

Um tubo fino é inserido na artéria renal a partir de um buraco na virilha. O tubo inclui um balão, laser ou outro dispositivo que irá abrir a artéria bloqueada.

Cirurgia vascular

Se a artéria não for adequada à angioplastia, o cirurgião pode decidir repará-la por meio de uma incisão no abdômen.

Nefrectomia

Esta é uma opção se o rim afetado foi tão danificado que não funciona mais, mas ainda causa pressão alta.

Prevenção

Não há outra maneira de prevenir a estenose da artéria renal do que prevenir a aterosclerose através de exercícios regulares, uma dieta saudável para o coração, parar de fumar e beber menos álcool.

Resultado de imagem para estenose arteria renal  Imagem relacionada

Imagem relacionada